GUARDA DO EMBAÚ É ELEITA A PRAIA MAIS BONITA DE SANTA CATARINA

Lindas paisagens e clima bucólico, esses são os principais ingredientes da praia, localizada no município de Palhoça.

Por José Roberto Rohde de Souza 07/08/2020 - hs

O site www.rotasantacatarina.com.br, especializado em roteiros turísticos de Santa Catarina, elegeu a praia da Guarda do Embaú como a mais bonita do Estado!

Santa Catarina tem um vasto litoral, repleto de lindas praias, portanto certamente a escolha não deve ter sido nada fácil. 

Você pode esperar um cenário maravilhoso! O mar é bastante frequentado por surfistas, e a areia da praia é bastante democrática. Para ter acesso a praia, é preciso atravessar o Rio da Madre que, em dias de maré cheia, possui águas cristalinas e coloração que chega a lembrar as praias do Caribe!

Além de curtir uma das praias mais lindas de Santa Catarina, existe uma espécie de vila bastante charmosa, cheia de lojinhas com itens de praia e artesanato. Outra ótima opção é fazer a trilha da Pedra do Urubu, de onde você terá uma vista panorâmica!

Durante o inverno, a Guarda do Embaú recebe visitas ilustres: as famosas baleias-francas que visitam o litoral catarinense todos os anos.

Existem boas pousadas e casas de aluguel de temporada na Guarda do Embaú, e a pousada mais famosa é a Zuluand, que é de propriedade do ator e modelo Paulo Zulu, que inclusive é morador da região. Porém, independente de onde você for se hospedar, a dica é garantir sua reserva com uma certa antecedência caso queira visitar a praia no verão, principalmente se quiser passar a virada do ano.

Lindas paisagens e clima bucólico, esses são os principais ingredientes da praia da Guarda do Embaú, localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina.

Eleita várias vezes como uma das 10 mais bonitas do Brasil, a praia encanta logo na chegada: uma vila super charmosa recebe os turistas, que, para chegar ao mar, precisam atravessar um rio de águas cristalinas*!

A praia da Guarda do Embaú é considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina, atraindo cada vez mais visitantes que buscam um contato mais íntimo com a natureza. O cenário é realmente maravilhoso, e nesta matéria vamos te levar para uma caminhada de mais ou menos meia hora, rumo a Pedra do Urubu, local de onde temos uma das vistas mais incríveis do litoral catarinense.

Vamos a trilha:

trilha pedra do urubu

O acesso a trilha se dá no canto esquerdo da praia da Guarda do Embaú. Para chegar ao alto do morro, percorre-se uma trilha por dentro da mata. Após deixar o caminho principal ainda calçado, é preciso ter atenção às bifurcações da trilha, que não são bem sinalizadas.

O nível de dificuldade é fácil, exceto nos últimos metros, que são mais íngremes e exigem maior esforço. Mas a recompensa está uns poucos passos à frente. Lá de cima, é possível ter uma visão de quase 360º do litoral catarinense. Pode-se ver as Ilhas Moleques do Sul, que ficam em frente à praia do Pântano do Sul, na Ilha de Santa Catarina.

Também se avistam a Ilha do Coral, toda a orla da Guarda do Embaú, delineada pelo Rio da Madre, a Praia do Gamboa, ao fundo, Siriú e a praia de Garopaba. A oeste, pode-se observar a planície do Litoral e a Serra do Tabuleiro, com seus montes verdes. 

Confira abaixo 5 motivos que irão te motivar a conhecer a Guarda do Embaú:

1 – Rio da Madre

Rio da Madre Guarda do Embaú

Como já foi dito, o acesso a praia é feito atravessando um rio, chamado Rio da Madre. Porém, ele não é apenas um “caminho”, pois muitas pessoas vão à Guarda do Embaú justamente para tomar banho nele.

2 – Pedra do Urubu

Guarda do Embaú em SC
Foto: Osky Mai

Da pedra do Urubu tem-se a melhor vista da Guarda. Para chegar ao local é preciso fazer uma trilha, portanto vá de tênis, e, de preferência, esteja em forma.

3 – Baleias Francas

Durante o inverno, entre os meses de junho e agosto, a Guarda do Embaú se torna um dos melhores lugares do Brasil para observação de baleias-francas. Dica: da Padra do Urubu as chances de observação são maiores.

4 – Receptividade

Lojinha na Guarda do Embaú

Um dos diferencias da Guarda do Embaú são os seus moradores nativos. Apesar de ter ganhado fama nacional, o local preserva o seu estilo bucólico e simples. As vilas de pescadores, assim como as casinhas, de artesanato são puro charme!

5 – Surfe

Surfe na Guarda do Embaú

A praia da Guarda do Embaú também é conhecida pelas sua ótimas ondas, atraindo surfistas de várias partes do Brasil e do mundo.

*Quando o mar invade o Rio da Madre, este fica transparente e com coloração muito bonita. Porém, em dias de maré não tão alta, o verde esmeralda dá lugar a um tom de água mais “amarronzado”.

FONTE: https://lugaresperfeitos.com.br/guarda-do-embau-e-eleita-a-praia-mais-bonita-de-santa-catarina/